Saiba mais sobre o processo de brassagem da cerveja

A brassagem da cerveja é um processo importante que determina o sabor e a qualidade da bebida. 

Considerando que a cerveja é uma das bebidas mais populares do mundo e, para muitos, o processo de fabricação é um mistério, elaboramos esse conteúdo sobre esse assunto.

Neste artigo, vamos aprender mais sobre o processo de brassagem da cerveja e como ela influencia o sabor final da bebida. 

Tenha uma excelente leitura!

 

O que é o processo de brassagem da cerveja?

 

A brassagem da cerveja é uma das etapas iniciais da produção, em que os cereais passam pelo cozimento em água quente.

Durante a cocção, as enzimas presentes vão transformar o amido dos grãos em açúcares fermentáveis, a maltose, ou não fermentáveis, que são as dextrinas.

O processo de brassagem da cerveja também é conhecido como maceração, mostura ou cozimento.

 

Quais equipamentos são utilizados na brassagem da cerveja?

 

Cada uma das técnicas de brassagem utilizam equipamentos específicos, a fim de garantir o sucesso do procedimento.

No entanto, existem alguns tipos de equipamentos que são básicos e essenciais para todas as técnicas de brassagem:

  • Fogareiro, como fonte de calor para mostura e fervura.
  • Resistência elétrica acoplada à panela.
  • Panela inox, que é livre de oxidação e facilita a distribuição do calor.
  • Panela de alumínio, que representa ótimo custo-benefício.
  • Filtro grain bag.
  • Filtro bazooka, que é conectado diretamente à torneira da panela.
  • Fundo falso para a panela, que é utilizado para filtragem.
  • Pá cervejeira, utilizada para mexer o mostro e preparar o whirpool.

As técnicas de brassagem da cerveja

 

Para que a brassagem da cerveja seja realizada de forma correta, existem técnicas distintas, que são escolhidas pelo cervejeiro responsável de acordo com a sua preferência. As principais são:

 

Infusão

Na brassagem por infusão, os grãos são colocados em um recipiente seguidos pela adição de água quente, que é efetuada aos poucos. Isso garante que a temperatura suba de maneira gradativa.

É comum o uso de calculadoras específicas ou aplicativos para fornecer a soma da quantidade de água e qual a temperatura que deve ser utilizada.

 

Decocção

A técnica de decocção é bastante tradicional e é aplicada para realçar o sabor do malte e deixar a cerveja mais clara. Geralmente é utilizado para pilsens e bocks.

Nesse processo, parte dos grãos que estão no mostro é separado e submetido à fervura. Em seguida, eles retornam para o mostro, onde sua temperatura é elevada.

 

Brassagem com múltiplas rampas de temperatura

O processo consiste na aplicação de uma fonte de calor para esquentar o mostro em diversas rampas de temperatura, onde cada faixa apresenta uma atuação enzimática diferente.

É comum que a temperatura da mostura fique entre 65 e 69°C, uma vez que nesses valores ocorre a atuação das enzimas de sacarificação.

Essas enzimas são responsáveis pela conversão do amido em maltose e açúcares menores, que serão utilizados no processo de fermentação.

Existe também outra faixa de temperatura, chamada parada proteica. É uma parada da temperatura entre 45 e 50°C, que favorece a classificação da cerveja e a conversão dos grãos ricos em proteínas, como a aveia e o trigo. Nas cervejas de trigo, as paradas proteicas influenciam no resultado.

 

Vale lembrar que quando o cervejeiro tem conhecimento sobre as rampas de temperatura, ele é capaz de alterar a atuação de algumas enzimas presentes nos grãos e elaborar cervejas diferentes utilizando o mesmo malte. Assim, ele pode criar receitas personalizadas.

Como a temperatura da brassagem interfere no corpo da cerveja?

 

O tipo de brassagem pode ser ajustado ao estilo da cerveja que será produzida. O que influencia nesse processo é entender a temperatura.

Quando uma cerveja apresenta mais corpo, ou é encorpada, é porque sua gravidade e consistência são maiores. 

As cervejas de corpo mais leve podem ser menos alcoólicas, mas uma cerveja pode ter mais corpo e menor teor de álcool. Para que isso aconteça, é preciso ajustar a temperatura do processo de brassagem.

Durante a brassagem, são eliminados o amido dos grãos, que é transformado em açúcares para o mostro. Esses açúcares são consumidos pelas leveduras durante o processo de fermentação.

São exatamente esses açúcares que determinam o teor de álcool, o corpo e a percepção da cerveja. Assim, a temperatura da brassagem é que define a quantidade de açúcares e o tipo que devem ser adicionados ao mostro.

 

O controle da temperatura na brassagem

 

É preciso tomar cuidado com as temperaturas muito baixas. Caso elas sejam menores de 63°C, a taxa de conversão enzimática é reduzida, prejudicando a produção.

Já temperaturas muito altas deixam a cerveja com um corpo acima do esperado, liberando taninos que a deixam com sabor amargo.

O ideal é sempre conferir a temperatura de brassagem adequada para obter o resultado previsto e garantir que essa temperatura seja mantida para outras produções.

Agora que você sabe como é o processo de brassagem da cerveja, veja como a AGM Máquinas pode auxiliar sua produção.

 

AGM Máquinas garante as melhores soluções para brassagem de cerveja

 

A AGM Máquinas está presente no mercado desde 2008, fornecendo soluções de alta performance para a indústria de bebidas, incluindo para a brassagem de cerveja.

Trabalhamos com uma equipe de profissionais com grande experiência no mercado que atuam no desenvolvimento de equipamentos com altos padrões de qualidade e tecnologia.

Conte sempre com a AGM Máquinas para adquirir as melhores soluções para a brassagem de cerveja. 

 

O que achou deste artigo? Deixe sua opinião nos comentários, compartilhe nas suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para outras novidades.

Até a próxima!